segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Museu de Ciências como espaços de formação docente

Uma das atividades que nós bolsistas do projeto Pibid-Física Uem desenvolvemos é a atuar como monitores no Mudi (Museu de Ciências da UEM) na sala da física.



Acredito que a experiência de trabalhar com um público tão variado é essencial para nossa formação como futuros professores de física. Além de lidarmos com a questão da transposição didática, que é transformar o modelo conceitual das teorias envolvidas nos experimentos, de forma a torná-lo acessível a cada tipo de público; e principalmente aprender a adequar nossa linguagem ao expor os conteúdos.

Muitas outras competências nos são acrescentadas, sem contar que o Mudi é um local de divulgação da ciência que proporciona uma enorme interação e que desperta grandes interesses entre seus visitantes.



Abaixo segue o link do artigo “Quando os museus de ciências tornam-se espaços de formação docente” publicado no SciELO Books que trás essa discussão da importância do museus de ciências na formação docente.


E para quem ainda não conhece um Museu de Ciências fica a dica para levar seus alunos,família ou amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário