Uma das atividades que nós
bolsistas do projeto Pibid-Física Uem desenvolvemos é a atuar como monitores no
Mudi (Museu de Ciências da UEM) na sala da física.
Acredito que a experiência de
trabalhar com um público tão variado é essencial para nossa formação como
futuros professores de física. Além de lidarmos com a questão da transposição didática,
que é transformar o modelo conceitual das teorias envolvidas nos experimentos,
de forma a torná-lo acessível a cada tipo de público; e principalmente aprender
a adequar nossa linguagem ao expor os conteúdos.
Muitas outras competências nos
são acrescentadas, sem contar que o Mudi é um local de divulgação da ciência
que proporciona uma enorme interação e que desperta grandes interesses entre
seus visitantes.
Abaixo segue o link do artigo “Quando
os museus de ciências tornam-se espaços de formação docente” publicado no
SciELO Books que trás essa discussão da importância do museus de ciências na
formação docente.
E para quem ainda não conhece um Museu de Ciências fica a dica para levar seus alunos,família ou amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário