Uma
pesquisa realizada por Michele Veleda Lemos, Rafael Rodrigues de Araújo e Ana
Paula Santos Pereira, Ambos da Universidade Federal do Rio Grande. Mostra a importância
do uso de Experimentos em sala de aula. Realizando assim uma pesquisa com duas
turmas, sendo um 1º ano e outro com um 2º ano, com o proposito de perceber as
diferenças que ocorrem no aprendizado numa aula em que há experimentação e os
efeitos que está provoca no entendimento dos alunos quando comparada com uma
aula expositiva do professor.
Um dos
maiores problemas enfrentados pelos alunos no Ensino Médio é a aprendizagem da
disciplina de Física que é vista em sua totalidade como uma ciência abstrata e
sem significação real. Geralmente as aulas são tradicionais, aulas expositivas baseadas
na transmissão e acumulo de informação, assumindo o estudante o papel de agente
passivo, o que na visão de Paulo Freire é característica de “Educação Bancaria”,
pois os alunos de forma “Mecânica” recebem as informações e efetuam
demonstrações e resoluções baseadas em formulas que são determinadas pelos
professores.
A partir
disso, os autores resolveram realizar o trabalho através de uma pesquisa
comparativa entre o atual ensino e aulas diferenciadas baseadas em
experimentação. Na proposta de Ensino de Hidrostática, deram prioridade ao uso
de experimentos que contribuíssem para discutir as duvidas dos alunos, porque
deram importância ao fato de o aluno construir o seu conhecimento, levantando
hipóteses, testando-as num contexto de discussão em grupo. Os alunos devem ter
a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento cientifico, partindo de
seus conhecimentos prévios e da realidade onde estão imersos. A medida que eles
se inserem no experimento conseguem refletir sobre seu modo de pensar, e muitas
vezes tem a chance de modificar seus conceitos, substituindo-os por opiniões que
eles próprios conseguem formular, baseados não apenas nos experimentos, mas nas
discussões com os colegas e na validação ou não de suas hipóteses.
O
presente trabalho foi realizado com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Lilia
Neves, localizada na Vila da Quinta, em Rio Grande. Esse foi desenvolvido sobre
o conteúdo de Hidrostática, com duas turmas - 1º e 2º anos - com o propósito de
perceber as diferenças que ocorrem no aprendizado numa aula em que há a experimentação
e os efeitos que esta provoca no entendimento dos alunos, quando comparada com
uma aula expositiva do professor.
Foram aplicadas
as aulas experimentais com uma turma de 1ºano composta por 23 alunos e os
alunos do 2º ano composta por 21 alunos já tinham visto a matéria da forma
tradicional, assim foi aplicado um teste para as turmas, onde foram extraídos os
seguintes dados mostrados no gráfico a seguir:
Pode-se
observar através do Gráfico que houve o maior numero de acertos por parte dos
alunos do 1º ano, sendo que estes aprenderam a matéria de Hidrostática através
da aula experimental.
Pode-se
acompanhar a pesquisa pelo link: http://repositorio.furg.br:8080/jspui/bitstream/1/985/1/Inovando%20o%20Ensino%20de%20F%C3%ADsica%20atrav%C3%A9s%20de%20aulas%20experimentais.pdf
Acessado em 20 de setembro de 2013 às 13h30min.
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