Neste post estão listados os textos
usados nas discussões teóricas realizadas nas reuniões para o ano de 2013. Fica
como sugestão de leitura para acadêmicos e para o uso por coordenadores de
outros projetos PIBID.
1. Marcus Vinicius da Cunha. Dewey e Piaget no
Brasil dos anos trinta.
2. Jean Piaget; tradução de Paulo Francisco Slomp. Desenvolvimento
e aprendizagem.
3. Claudia Brandelero Rizzi1; Antônio Carlos da Rocha Costa. O PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES FORMAIS NA PERSPECTIVA PIAGETIANA: ASPECTOS MENTAIS, SOCIAIS E ESTRUTURA.
4. Anna Maria Pessoa de Carvalho. CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO E ENSINO DE CIÊNCIAS.
5. Jean-Pìerre Astolfi; Brigitte Peterfalvi; Anne Vérrin. REPRESENTAÇÕES E OBSTÁCULOS ÀS APRENDIZAGENS CIENTÍFICAS. Livro: Como as
crianças aprendem as ciências.
6. António Cachapuz; João Praia; Daniel Gil-Pérez; Jaime Carrascosa; Isabel
Martínez-Terrades. A emergência da didáctica das ciências
como campo específico de conhecimento.
7. Anna Maria Pessoa de Carvalho. Critérios
estruturantes para o ensino de ciências. Livro: Ensino de Ciências: unindo
a pesquisa e a prática.
8. Anne Louise Scarinci; Jesuína Lopes de Almeida Pacca. CONSTRUTIVISMO
NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A FUNÇÃO DA AULA EXPOSITIVA.
9. Daniel Gil Pérez; Isabel Fernández Montoro; Jaime Carrascosa Alís; António
Cachapuz; João Praia. PARA UMA IMAGEM NÃO DEFORMADA DO TRABALHO CIENTÍFICO.
10. Lauro de Oliveira Lima. A Anormalidade da Tromba do Elefante e
o Medo que a Mediocridade Tem da Inteligência. Livro: Piaget
para principiantes.
11. Lauro de Oliveira Lima. Você Fala Porque Pensa (Não Pensa Porque
Fala) - A Aprendizagem da Linguagem como Instrumento de Aprendizagem. Livro:
Piaget para principiantes.
12. Lauro de Oliveira Lima. A Consciência Moral e o Espírito Cívico
Segundo Jean Piaget. Livro: Piaget para principiantes.
13.
Elio Carlos Ricardo. Problematização e contextualização no
ensino de Física. Livro: Ensino de
Física.
14. Lauro de Oliveira Lima. Aprendizagem da Democracia: Educação
Moral e Cívica. Livro: Piaget para principiantes.
15. Lauro de Oliveira Lima. Pensamento Abstrato: Libertação para as
Hipóteses e para Todos os Possíveis. Livro: Piaget para principiantes.
16. Rodrigues, Bruno A., Borges, A. Tarciso; O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA.
17. António Cachapuz; Daniel Gil Pérez; Anna Maria Pessoa de Carvalho; João Praia; Amparo Vilches. Defesa do
construtivismo: que entendemos por posições construtivistas na educação em
ciência?. Livro: A necessária
renovação do Ensino das Ciências.
18. Lauro de Oliveira Lima. Interdisciplinaridade - Epistemologia
Genética. Livro: Piaget para principiantes.
19. MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução. A
história das ciências e seus usos na educação.
20. António Cachapuz; Daniel Gil Pérez; Anna Maria Pessoa de Carvalho; João
Praia; Amparo Vilches. Importância da Educação Científica na Sociedade
Actual. Livro: A necessária renovação do Ensino das Ciências.
21. Maria Cristina P. Stella de Azevedo. Ensino por
Investigação: Problematizando as Atividade em Sala de Aula. Livro: Ensino de
Ciências: unindo a pesquisa e a prática.
22. Lauro de Oliveira Lima. Piaget Muda o Paradigma das Ciências do
Homem. Livro: Piaget para principiantes.
23. Flavia Rezende. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA
PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA.
24. Lauro de Oliveira Lima. Uma Escola Piagetiana. Livro: Piaget
para principiantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário