sábado, 17 de maio de 2014

Educação.doc

Será que uma escola pública, gratuita e de qualidade é possível? Até mesmo em regiões com menor índice de desenvolvimento? O documentário "Educação.doc" de Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, Buriti Filmes, mostra claramente que sim. Apresentando algumas escolas que fugiram do padrão, a obra nos leva a refletir sobre o papel da escola na sociedade e quais as falhas no modelo utilizado amplamente hoje em dia.

Exemplos como a Campos Salles, localizada dentro de uma das maiores favelas de São Paulo, em Heliópolis, são claramente um sinal de que há algo errado. Como pode, em um ambiente extremamente violento e pobre, uma escola se tornar símbolo de democracia? O documentário conta um pouco da E. M. Santa Rita de Cássia, em Foz do Iguaçu e como o município conseguiu praticamente zerar a evasão escolar.

Mais do que uma obra sobre escolas que deram certo, "Educação.doc" - com participação de Yves de la Taille, autor de alguns textos discutidos nas reuniões do PIBID Física UEM, e de Luiz Carlos de Menezes, que participou da XXIII Semana da Física UEM - é um ponto de partida para uma reflexão sobre a prática pedagógica, gestão pública e a responsabilidade social que permeia o ambiente educacional.

Assista aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário