terça-feira, 8 de julho de 2014

RELAÇÕES ENTRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS EM UMA AULA DE FíSICA


                Conforme nossos estudos  nas reuniões do PIBID,  observamos a importância da conversação de alunos e professores em sala de aula. Isso é refletido pela oportunidade que os alunos têm de ensaiar o uso de uma nova linguagem, que carrega consigo características da cultura científica e para que saibam criar dentro de contextos adequados, sem anular  toda sua experiência anterior. O estudante passa a apreciar o potencial das explicações científicas, de uma forma que o estudante transpõe as fronteiras entre a sua cultura cotidiana e a cultura científica e aprende a utilizar-se das vantagens de cada uma em contextos específico (trechos extraídos do artigo).
                No artigo abaixo são analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensino extraído de uma sequência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentos empregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação de conhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.
                  Clique no link abaixo para conferir o trabalho completo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário