Conforme nossos estudos nas reuniões do PIBID, observamos a importância da conversação de
alunos e professores em sala de aula. Isso é refletido pela oportunidade que os
alunos têm de ensaiar o uso de uma nova linguagem, que carrega consigo
características da cultura científica e para que saibam criar dentro de
contextos adequados, sem anular toda sua
experiência anterior. O estudante passa a apreciar o potencial das explicações
científicas, de uma forma que o estudante transpõe as fronteiras entre a sua
cultura cotidiana e a cultura científica e aprende a utilizar-se das vantagens
de cada uma em contextos específico (trechos extraídos do artigo).
No artigo abaixo são analisadas
duas cenas dentro de um episódio de ensino extraído de uma sequência de aulas
relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do
primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentos empregados pelos
alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das
principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação
de conhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões
discursivos empregados pelo professor.
Clique no link abaixo para conferir o trabalho completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário